Saturday 21 May 2011

O lado B da Toscana

Quando a gente resolveu ir pra Toscana a gente decidiu que ia fugir um pouco do roteirão básico Florença, Pisa, Siena. Não porque não quiséssemos visitar essas cidades, pelo contrário, mas porque a gente queria experimentar alguma coisa próxima de um cenário de filme, sabe?


Pra viver a experiência, planejamos viajar de carro pra poder percorrer todos (ou quase todos!) os vilarejos e campos, sem depender de transporte público ou de estar próximo a um centro.

E já que era pra sair do eixo mais "urbano", escolhemos nos hospedar no vilarejo de Radda in Chianti, bem no centro da região que produz um dos vinhos mais famosos da Itália - o (pasmem!) Chianti. O vilarejo é bem pequenininho, bem no alto do morro, mas tem um centrinho que oferece tudo o que a gente precisa quando está viajando: restaurantes gostosos, lojinhas de artesanato local, farmácia, delicatessens, sorveterias e outras praticalidades. Além disso, Radda fica bem ao lado de outra vila, com ainda mais opções de restaurantes, feiras, adegas, chamada Castellina in Chianti. A impressão que tive é que essas duas cidades ainda não foram invadidas pela mesma quantidade de turistas que as outras e, dos que vi por lá, a maioria era italiana de outras partes do país.

 Centro de Castellina in Chianti

Nos hospedamos em um B&B bem rústico, mas charmosíssimo - o Locanda delle Fate. O B&B é bem pequeno - são só 3 quartos - mas é muito confortável e super limpo. Tem piscina, estacionamento pra hóspedes e uma vista de tirar o fôlego! O café da manhã é super gostoso, com pão fresquinho e preparado pela dona do lugar, Marina, de acordo com o gosto do freguês. Além de casar com o nosso objetivo de viver a experiência "roots" da Toscana, o B&B oferecia um custo X benefício bem melhor que os dos outros hotéis da região. A diária não chegou a ser barata porque fomos durante a alta temporada, mas era bem mais barata que as dos demais hotéis das redondezas. A gente pagou 90 euros a diária, num quarto triplo, incluindo o café da manhã.

B&B Locanda delle Fate

De todos os lugares que comemos por alí, um deles virou o preferido, o La Torre, em Castellina di Chianti. A comida é bem típica, deliciosa e o preço é super amigo. Além disso, o restaurante fica no coração da vila e aí você vê as senhoras italianas sentadas em banco de praça, jogando conversa fora e xeretando a vida dos vizinhos... Um encanto de lugar!

Radda e Castellina ainda são próximas de várias vinículas. Algumas delas oferecem tour guiado e ainda degustação do vinho produzido localmente. A vinícula que a gente visitou e recomenda foi a Castello d'Albola, em Radda in Chianti. O tour é de graca e a desgustação também, mas é de bom tom que se compre algum vinho ao final, o que realmente não é tarefa difícil porque são todos deliciosos. Nós saímos de lá com 4 garrafas... Além dessa, existem milhares de outras vinículas em Chianti. Se vinho é a sua praia, visite o centro de informações ao turista, em Castellina, e peça o mapa do roteiro do vinho.


A gente acabou visitando outras cidades próximas dali. Tomamos sorvete e café com amaretti em Siena e jantamos na vila de Monteriggioni. Recomendamos os dois lugares! Siena, como é um pouco maior, melhor ir com mais calma, com um tempinho pra passear. Monteriggioni aconselho ir para fazer uma refeição. Enquanto espera o prato você já vai ter tido tempo de conhecer toda a vila! rs. Por lá, todos os restaurantes tem caras lindíssimas, mas a gente acabou escolhendo o Il Pozzo porque já tinham recomendado pra gente. Realmente é muito gostoso, mas achei caro. Então, a nossa dica é procurar um melhor custo X benefício em Monteriggioni.

Aqui, links pros lugares que comentei no post: (o link do B&B vai pra página do Trip Advisor só porque não consegui achar o site).
Trattoria La Torre
B&B Locanda delle Fate
Il Pozzo

1 comment:

  1. mais um para guardar pra proxima viagem, amei

    ReplyDelete

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...