Wednesday 13 July 2011

Ale Trail em Yorkshire

Esse é o passeio perfeito pra quem adora cerveja e quer conhecer um pouco mais das cidadezinhas de Yorkshire, UK. Como o nome já sugere, não existe muito mistério: você pega um trem e vai parando em várias vilas do condado, visitando os melhores pubs e experimentando as melhores Ales produzidas na região (as Ales são aquelas cervejas produzidas a partir de cevada maltada usando uma fermentação alta. Geralmente têm sabor adocicado, encorpado e/ou frutado).





Não sei quem inventou e nem como surgiu o passeio, mas existe um site oficial, chamado Transpeninne Real Ale Trail,  que sugere 8 paradas em pubs que carregam fama de serem os melhores de Yorkshire no quesito Ale (Transpeninne é o nome da companhia de trem que você pega pra fazer a trilha. Não é um trem especial não, mas um normal que circula no condado). O esquema do site é bem legal: lá, você escolhe e seleciona quais das 8 paradas vai querer fazer e de onde pretende começar o passeio. Depois de submeter essas informações você recebe por e-mail todo o roteiro sugerindo que trem pegar e como chegar a cada um dos pubs.

Como fomos com gente que já conhecia bem o esquema e todos os pubs, acabamos só parando em alguns (segundo os ingleses amigos do Humberto, os melhores) e incluímos outros ao roteiro que, no fim das contas, ficou assim:

Saímos da estação de trem principal de Leeds e nossa primeira parada foi Huddersfield, mas só com o intuito de trocar de trem e seguir até Slaithwaite. Depois de Slaithwaite, fomos pra Marsden, depois voltamos até Huddersfield e terminamos a Ale Trail em Dewsbury.  O valor do ticket família do trem (2 pessoas) para o dia todo saiu por £9,50 - o que achamos bem barato.

Os pubs que fomos e nossas impressões:

Em Slaithwaite: a cidade é super bonitinha e vale a parada. O pub que visitamos aqui foi o The Commercial, que é o mesmo indicado no site da Ale Trail oficial. Como eram muitas paradas e eu queria aproveitar ao máximo as Ales sem cair de bêbada rápido, resolvi tomar meia pint em cada um dos pubs. Indico essa tática! O pub também serve comida pra quem quiser almoçar no lugar. A gente não almoçou, mas comemos uma pie de carne de porco que estava ok. Boa seleção de Ales, bastante lugar pra sentar incluindo espaço ao ar livre!


The Commercial em Slaithwaite

Em Marsden: Essa foi, com certeza, a melhor parada do dia! A vila é uma fofura e o pub, The Riverhead, fenomenal! Além de pub, eles são cervejaria e produzem suas próprias cervejas no local. Experimentamos algumas deliciosas! A golden era a melhor de todas! Outra vantagem é o fato do pub ficar em frente a um rio lindo, então você pode levar sua cerveja pra fora e ficar tomando à beira do rio. Marsden tem várias lojinhas de comida: padaria, sorveteria, fish & chips shop... O melhor lugar pra comer em toda a trilha!


Cervejaria e pub The Riverhead, em Marsden


 Pub à beira do rio


Vista linda! 

Huddersfield: ô cidadezinha feia! Pra quem é turista e quer ver coisa bonita, não indico não. Mas pra quem prefere boa cerveja a belo cenário, aí são outros 500... Em Huddersfield fomos a 3 pubs: Kings Head, que é o indicado pelo site, The Sportsman e The Grove. O primeiro, Kings Head, é horrível. Nem perca seu tempo... Além de charme zero porque fica dentro da estação de trem, ele tem cheiro de xixi. Já o The Sportsman e o The Grove são ótimos! Excelente seleção de Ales e boa atmosfera. Os dois têm espaço ao ar livre, embora pequenos e são pubs premiados e incluídos em guias de boas cervejas de UK.





The Grove pub


Jerked Meat na hora da fome! ( e só bêbado pra comer isso)

Dewsbury: a cidade também é uma graça e o pub era ótimo também! Confesso que aqui pra mim tudo já tinha mais ou menos o mesmo gosto e ninguém do grupo conseguia mais manter uma conversa com começo - meio - fim. Lembro que em Dewsbury comecei a sentir uma fome absurda e que comi uns 10 pacotinhos de crips!


West Riding pub


É importante eleger um líder pro passeio, alguém que fique ligado com os horários dos trens e saiba gerenciar quanto tempo o grupo deverá ficar em cada uma das paradas.  Ir com um plano ajuda muito, já que o nível alcoólico do programa dificulta o raciocínio claro (Ao todo foram 9 horas de Ale Trail - começamos as 13h e saímos do último pub as 22h e trá lá lá... direto para um restaurante indiano, encher o bucho de curry! rs).

4 comments:

  1. Viviana Borlido13 July 2011 at 15:33

    ai amiga, aguando por essas cervejas!!!! kkk
    Quero mto ir praí pra vcs me levarem num circuito cervejeiro!!!

    ReplyDelete
  2. Vivi's, vocês precisam vir!! Já pensou no tanto que a gente ia se divertir? Beijocas!

    ReplyDelete
  3. marly saramago14 July 2011 at 15:56

    nossa, bel, estou adorando essas dicas, e com fotos, entao, fica ainda melhor; vc ta ficando mto boa nisso viu, continua q vc vai longe( o unico problema é a dieta...), saudades, bjos

    ReplyDelete
  4. malry saramago14 July 2011 at 16:00

    esqueci de dizer, AMEI "o casal feliz que gosta de bater perna por aí", nada de mais verdadeiro, mas faltou dizer "com boa comida e boa bebida"(rs)

    ReplyDelete

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...