Tuesday 14 June 2011

A Inglaterra é mais do que Londres… Conheça Cornwall!


Brasileiro quando viaja pra Inglaterra viaja pra Londres. Dificilmente explora outros lugares do país – seja por falta de conhecimento, de budget, ou de tempo pra viagem. A verdade é que eu, até vir morar aqui, também não conhecia nada da Inglaterra além de Londres...

Quando a gente começou a viajar mais pelo país é que começou a notar o quão rico em beleza natural ele é. Os campos (a maioria do território inglês é campo) são lindos, com vários castelos e muitas opções de passeios ao ar livre. A costa tem um charme muito diferente, que mesmo com tempo cinza, é demais!

E justamente porque a gente se encantou com a Inglaterra é que pensamos em fazer essa série: pra ver se encorajamos você a visitar mais cidades por aqui. Será?

O primeiro destino inglês a ser mostrado aqui é Cornwall, um dos meus preferidos na Inglaterra. Cornwall fica ao Sul, na costa Oeste do país. É um destino super popular entre os ingleses, principalmente durante o verão. O condado é cheio de vilas lindas, com praias incríveis e vários cafés com o melhor “cream tea” do mundo (o cream tea é aquele chá da tarde, com milhões de tortas, bolinhos, pãezinhos)!

Aliás, coisas que você não pode deixar de provar quando vier a Cornwall: o famoso Cornish Pasty (uma espécie de empanada, mas maior e com recheio de carne picadinha, batatas e cebola), o cream tea com scones fresquinhos, um take away de fish and chips (com peixe fresquinho) e o tradicional sorvete "caseiro". Eu me acabei e comi de tudo, como sempre!


( pausa para uma foto minha devorando um Cornish Pasty!)

Nossa estadia em Cornwall não foi longa, ficamos só três dias, mas aproveitamos tudo o que deu!

O que a gente fez e recomenda:

Visite Mousehole!

Mousehole é um vilarejo estilo “casa de boneca”. Alí todas as casas têm jardineira de florzinha na janela, porta colorida, cortina de voile bordada... A vila é mínima, mas cheia de ateliers de artistas plásticos, casas de chá e um pubs charmosos. Tem também duas lojinhas de artesanato + objetos de casa + jóias: de deixar nós, meninas, loucas. Amamos o lugar! Pra quem curte fotografia, é o cenário perfeito pra muitos cliques!




Visite St. Ives!

Esse vilarejo já é bem maior e mais desenvolvido que Mousehole, mas mesmo assim tem ainda muito charme! Nele você tem mais opções de restaurantes, sorveterias, pubs, lojas e galerias de arte. Em St.Ives tem até uma Tate Gallery (franquia da de Londres)! Além disso, é o lugar perfeito pra se hospedar, já que está no meio do caminho de todos os passeios legais de Cornwall. Guest houses e Bed and Breakfast's (B&B's) são opções mais baratas e bem interessantes para hospedagem. Se for com amigos, a boa é alugar um cottage (os cottages são aquelas casinhas de pedra fofissimas, tipicamente inglesas!).

O site Booking.com tem várias opções de B&B's e Guest Houses. Mas se você preferir alugar um cottage, dá uma pesquisada nesse site!



Land's End: Como o nome já sugere, esse é o ponto mais ao Sudoeste de UK. Sabe aquela pontinha, lá embaixo? O lugar é uma espécie de parque com playground para as crianças, cafés e pros adultos, trilha ao longo da costa. E que costa! O passeio vale pela vista! Muita gente faz trilha de bicicleta por lá. 

A entrada do lugar é grátis, mas o estacionamento é pago. A diária custa 4 libras.

Para mais informações, clique aqui!



St. Michaels Mount: Essa é uma ilha que foi muito importante para a história comercial, política e religiosa da Inglaterra. Há 2 mil anos, ela serviu de porto, depois foi residência de monges beneditinos franceses após a conquista normanda da Inglaterra e também foi cenário de várias batalhas, incluindo a primeira guerra civil inglesa. fica um castelo e uma igreja medieval lindos que são abertos para visitação. O castelo é residência de uma família tradicional inglesa até hoje.

O passeio é interessante e você pode optar por fazer uma visita guiada também.

Lembrando que existem duas maneiras de chegar até a ilha: durante a maré baixa você atravessa a pé, por uma passagem de pedra. Durante a maré alta, vai de barquinho (a passagem fica submersa!). O ticket do barco custa 1,50 libras (adulto) e 1 libra (criança). Quem não gosta de barco pode ficar tranquilo porque o trajeto é bem pequeno.

O ideal é reservar cerca de três a quatro horas para o passeio. E se der fome, a ilha tem um café, um restaurante e uma sorveteria!

Para mais informações, clique aqui!



Trebah Garden: Esse foi o passeio que a gente mais gostou! O Trebah Garden é um jardim sub-tropical gigante, cheio de plantas lindas e exóticas (tem até Rhubarb gigante) e que termina numa praia! No meio do jardim tem um lago enorme, com uma ponte igual a ponte do Jardim de Giverny, de Monet. Nem preciso dizer que corri pra tirar uma foto alí, né? Monet é meu pintor favorito... Humberto, que ama tirar fotos, endoidou e não parou de clicar um minuto. Acho que também é uma ótima opção pra quem está viajando com crianças. Vi várias correndo e brincando pelo jardim!

Para mais informações de preços, horários etc., clique aqui!



Glendurgan Garden: O que chamou a nossa atenção e nos levou a visitar esse jardim foi o fato dele ter um labirinto de verdade, daqueles de arbustos altos, como a gente vê em filme de época. Não precisa nem dizer que a gente A-MOU a bricadeira, né? O mais bacana do passeio é, sem dúvida, o labirinto. O jardim é ok, mas não chega aos pés do Trebah Garden.

Para mais informações, clique aqui!



E se você estiver procurando um lugar gostoso pra comer, não deixe de ir ao pub Smugglers Den. Além de decoração tipicamente inglesa, o atendimento é excelente – o que não costuma acontecer na Europa – e a comida melhor ainda! Aqui você acha vários pratos da culinária típica do país como o fish & chips, sausage & mash, fish pie e ainda um roast de cordeiro. O pub fica no campo, a 15 minutos de Newquay.

Pra mais informações sobre o pub, clique aqui!

2 comments:

  1. Nice post.. If you like my blog, you follow me.
    I'll follow you too :D

    Alla moda e con stile

    ReplyDelete
  2. Hi! Thanks! You have a really nice blog, although I don't speak Italian...hehehe.

    ReplyDelete

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...