Tuesday 28 June 2011

Visite Liverpool! Porque a Inglaterra é mais do que Londres...


O Superlambanana, símbolo / mascote da cidade

Liverpool não é cosmopolita como Londres e não tem o charme e a pose de Cambridge ou Oxford, embora seja a cidade com o maior número de prédios históricos conservados no país. Geralmente atrai turistas Beatlemaníacos que querem conhecer de perto o The Cavern Club ou as ruas por onde os Fabfour cresceram e onde deram início à carreira.

Mas Liverpool tá crescendo muito e, a cada dia que passa, mais lugares cool estão aparecendo nas ruas do centro da cidade. Várias opções bacanas de restaurantes, pubs, lojas, hotéis. Por isso, se você planeja uma visita à terra da raínha e tem tempo sobrando, uma visita à cidade pode ser interessante. Mesmo que você não seja um Beatlemaníaco.

Aqui, algumas dicas de passeios, restaurantes, compras e opções de hospedagem na cidade e seus arredores. Enjoy!

Passeios em Liverpool






Albert Dock: Essa é uma área super cool da cidade e uma das mais turísticas também. O Albert Dock é parte da área portuária de Liverpool que foi revitalizada com o objetivo de se tornar centro de lazer. Lá você encontra várias opções de restaurantes e bares, lojas de souvenirs, e museus como o Tate Liverpool, o museu dos Beatles e o museu Marítimo de Merseyside. No Albert Dock também está o centro de informação ao turista e é local de saída do ônibus de turismo e do Yellow Duck.

Tate Liverpool: obviamente não é grande como o Tate Modern, mas acho que pra uma pequena galeria até que é bem legal. Volta e meia a Tate Liverpool tem exposições interessantes e bem montadinhas. Lembro que vi Klimt e Picasso por lá. Neste momento, tá rolando Magritte. Legal, né? O acervo permanente também é muito bom e conta com obras de Paul Klee, Monet, Manet, Andy Warhol, Miró, Mondrian, Munch e vários outros.

Serviço:
Albert Dock
Liverpool
L3 4BB
0151 702 7400
visiting.liverpool@tate.org.uk
17 Outubro – 23 Junho
Aberto de Terça a Domingo, 10.00–17.50
Fechado às Segundas-feiras (exceto às Segundas-feiras de feirado)
24 Junho – 16 Outubro
Aberto de Segunda a Domingo, 10.00–17.50
Fechado Sexta-feira Santa e 24–26 Dezembro

O preço varia de acordo com a exposição, mas geralmente fica em torno de 10 libras (ingresso adulto). Você tem a opção de comprar o ingresso online, no site da Tate Liverpool.








The Cavern Club: É um club onde bandas de rock de Liverpool e do mundo tocam diariamente. Foi aqui que os Beatles começaram a carreira e onde tocavam com muita frequência no início da década de 60. Outras bandas como o The Who e Queen também tocaram no lugar. O Cavern de hoje não é o original. Ele foi fechado em 1973 e não sobreviveu às obras do Merseyrail - a linha de trem e metro de Liverpool. Em 1984, um empreendedor da cidade comprou o empreendimento e o reconstruiu do outro lado da rua utilizando os tijolos do original e mantendo o design o mais fiel possível ao antigo The Cavern Club.

Pra quem gosta de Beatles, o melhor dia pra fazer uma visita é quinta-feira a noite, quando a banda Merseybeatles toca covers dos fab4 no lugar. Os caras são muito bons! Mas fique esperto e não vá na última quinta-feira do mês. Não sei o porquê, mas a banda não toca nesses dias.

Além dos Merseybeatles, a programação do The Cavern Club conta com bandas de blues, saraus estudantis, apresentações de bandas internacionais etc. Visite o site do lugar pra checar a agenda de shows! Vista-se o mais confortável possível e com roupas leves pra ir ao Cavern. O club não tem janelas e como tá sempre cheio, fica super quente!

Serviço: The Cavern Club
10 Mathew Street
Liverpool
L2 6RE
United Kingdom
http://www.cavernclub.org/index.php

O preço pra entrar no lugar é sempre uma bobeirinha, mas varia de acordo com a programação. Geralmente é algo tipo 2 ou 3 libras.

The Cavern Pub: Se você gosta de rock e estiver na cidade num sábado a noite, não pode deixar de ir ao Cavern Pub (fica na mesma rua do Cavern Club!) ver a The Amazing Kappa Band tocando ao vivo! Paul Kappa arrasa na guitarra! É imperdível!

Das 19h às 22h, grátis (inacreditável!!!)

The Beatles Story Museum: Esse também é o passeio perfeito para os fãs da banda. O museu conta a história pessoal e profissional dos seus quatro integrantes e ainda tem uma lojinha cheeeeia de coisas legais. Acho que vale a pena, mas não faça a visita com altas expectativas. Eu confesso que pelo preço do ingresso e pela importância histórica e turística da banda para a cidade eu esperava que o acervo e a montagem do museu fosse melhor... mas não chega a decepcionar.

Serviço:
Albert Dock
Britannia Vaults
Albert Dock
Liverpool
L3 4AD
Tel: +44 (0)151 709 1963
Abril até 31 Outubro: 9am até 7pm (último a entrar às 5pm)
1 Novembro até 31 Março: 10am até 6pm. (último a entrar às 5pm)
Entrada: Adulto: £12.95
Idosos, estudantes e desempregados: £9
Crianças: £7 (menores de 16 anos)
Menores de 5 anos: grátis
Pacote família 1 (2 adultos, 3 crianças) £38
Pacote família 2 (2 adultos, 2 crianças) £33
Pacote família 3 (2 adultos, 1 criança) £28.50
Pacote família 4 (1 adulto, 3 crianças) £26.50
Pacote família 5 (1 adulto, 2 crianças) £21.50

Yellow Duckmarine: Uma maneira diferente de fazer sightseeing. Nesse caso porque o meio de transporte é um ônibus / barco que combina um tour terrestre e marítimo. Em terra, o tour passa pelos principais pontos turísticos da cidade - catedrais, filarmônica, The Cavern Club, prédios históricos, museus, prefeitura. Pela água, ele visita todas as docas e segue pouco tempo pelo Rio Mersey, de onde se tem uma visão dos prédios centenários da cidade. Confesso que nunca fiz o tour, mas sempre que vejo o ônibus/barco amarelo transitando pela cidade, morro de vontade de subir!

O ponto de encontro para a saída do tour é no Albert Dock. Pra mais informações e tabelas de horário, clica aqui!


Strawberry Fields



Magical Mystery Tour: Não tem jeito. Quase 100% das pessoas que visitam Liverpool querem conhecer a famosa rua Penny Lane e o Strawberry Fields. Por isso, o Magical Mystery Tour é uma opção legal. Além de visitar esses lugares, o guia conta a história de cada um deles e a sua ligação com os Beatles. O tour também visita as casas onde moraram Paul, John, Ringo e Jorge durante a infância. O tour acaba no The Cavern Club.
obs: nada impede que você visite esses lugares sozinho, mas saiba que eles são afastados do centro da cidade!

Serviço: 
O ponto de partida é o Albert Dock.
Diariamente às 14h30m. De Abril a Outubro, tour adicional às 12h / 12h30m e 15h
Não existe tour nos dias 25/26 de Dezembro e 1 de Janeiro.
Para comprar reservar online e mais informações, clica aqui!
Preço: 15,95 libras.

Compras em Liverpool


Liverpool One: Esse é um shopping totalmente ao ar livre que conta com mais de 160 lojas espalhadas pelo centro da cidade. Alí estão as maiores e melhores grifes européias e também aquelas de fast fashion como H&M, TopShop e Primark. Ótimas opções de restaurantes por alí também...
http://www.liverpool-one.com/website/home.aspx

Metquarter: Shopping menor, mas beeem premium. Aqui você encontra Armani Exchange, M.A.C. Cosmetics, Links, Diesel, entre outras.
http://www.metquarter.com/

Onde comer em Liverpool


Não sei porquê, mas a maioria dos meus restaurantes prediletos em Liverpool são de cozinhas internacionais. Mas, como são realmente muito bons, resolvi sugerir assim mesmo. Todos ficam no centro da cidade e são fáceis de chegar a pé. Aconselho fazer reserva em todos eles.


The Quarter: Não existe nada em Liverpool que ofereça melhor equação custo X benefício. Esse restaurante é predominantemente italiano, com ótimas opções de pastas e pizzas no cardápio. Mas se você não é muito fã de massa, sem problemas! O menu do dia tem sempre ótimas opções de carnes, saladas e sopas. Além disso, as sobremesas são fantásticas e o preço, mais fantástico ainda. Os pratos raramente ultrapassam a marca de 8 libras! O ambiente também é super gostoso: aconchegante e despretensioso. Além do restaurante, o Quarter também tem um delicatessen super gostosa que fica ao lado do restaurante.

Serviço: 
Endereço: 7 Falkner Street, Liverpool, L8 7PU
Horário: Segunda a Sexta, 8h às 23h / Sábado 9h às 23h / Domingo 9h às 22h
http://www.thequarteruk.com/


Bistrô Jacques: Outro restaurante que oferece ótimo custo X benefício, mas desta vez com um menu de culinária francesa. Ótimas opções de carnes, excelente atendimento, vinhos gostosos e baratos e sobremesas deliciosas.

Serviço:
Endereço: 37-39 Hardman Street, L19AS
Tel: 0151 709 1998
http://www.bistrojacques.com/

Phillarmonic Pub: Esse pub é um dos mais tradicionais de Liverpool. Ele é lindo por dentro, cheio de vitrais e chão de mosaico. A única coisa que eu não curto muito é que ele tem aquele cheirinho característico das Ales bem fortes (as Ales são as cervejas estilo Guiness, bem encorpadas) misturado com um pouco de cheiro de mofo do carpete (rs). No verão, ele é um pouco quente... mas mesmo assim, vale a visita!

Serviço:
Endereço: 36 Hope Street, Liverpool, L1 9BX
Tel: 0151 707 283
Horário: Segunda a Quinta: 10:00 - 23:00
Sexta a Sábado: 10:00 - 00:00
Domingo: 10:00 - 23:00


Alma de Cuba: De todas as indicações, essa é com certeza a mais turística, mas com um porquê. Você alguma vez já tomou drinks ou jantou num altar de ingreja? Pois então. O Alma de Cuba é um restaurante / bar que fica dentro de uma igreja - mas claro que ela não conta mais com seus objetivos religiosos. O interessante é que as características da igreja por dentro foram mantidas, mas integradas a uma decoração moderna. O lugar não é barato, mas é interessante! Fique esperto: é proibido entrar no lugar de tênis e/ ou bermuda (experiência de quem já foi barrado na porta). Tente evitar também ir em grupos grandes. Geralmente eles barram grupos pra evitar problemas.

Serviço:
Endereço: St Peter's Church, Seel St, Liverpool, L1 4BH
Tel:  (0) 151 702 7394
http://www.alma-de-cuba.com/homepage/


The Ship & Mitre: Se você é cervejeiro, esse é o seu lugar. O The Ship & Mitre é um pub com infinitas marcas de cervejas e outras bebidas também, como whisky. É um lugar sempre lotado, mas perfeito pra um pré - night ou after night. Toda vez que saímos em Liverpool sempre acabamos por aqui... Todo mês o pub promove um festival de cerveja diferente. Dá uma olhada na agenda disponível no site deles.

Endereço: 133 Dale Street Liverpool L3 2JH
http://www.theshipandmitre.com/

The London Carriage Works: Esse é, de todas as minhas recomendações, a opção mais chique e cara. É mais pra quem quer se arrumar pra sair, impressionar o parceiro (a) ou procura uma atmosfera mais bacana pra um jantar. A comida é gostosa, mas nada sobrenatural. Aqui, com certeza você está pagamento pelo estilo, entende? Mas, vez ou outra, é válido, né?

Endereço: 40 Hope Street, Liverpool L1 9DA
Horário: Café da manhã: de Segunda a Sexta, 7.00am – 10.00am / Sábado e Domingo 8.00am – 11.00am
Almoço: Segunda a Domingo 12.00pm – 3.00pm
Chá da Tarde: Segunda a Domingo 3.00pm – 5.00pm
Jantar: menu preço fixo: Segunda a Sábado 5.00pm – 6.30pm / Domingo - 12pm - 9pm
A La Carte Menu: Segunda a Sábado 5.00pm – 10.00pm / Domingo 12pm - 9pm
Reservas online ou telefone: http://www.thelondoncarriageworks.co.uk/bookings/default.phuse


Hospedagem em Liverpool:


Hard Days Night: Esse é o hotel perfeito para Beatle lovers. Isso porque o hotel inteiro tem a banda como tema. Já no lobby você vê partituras de músicas penduradas no teto e paredes revestidas com fotos da banda. A faixada - um prédio super tradicional e atiquíssimo - foi reformada e hoje conta com estátuas de Paul, John, George e Ringo incorporadas a seu design. Todos os quartos são temáticos... Entendo que não seja pra todo mundo, até porque uma diária de um quarto duplo por aqui raramente sai por menos de 100 libras, mas fã sabe como é, né? Se marcar com antencedência, você consegue tarifas mais justas.

http://www.harddaysnighthotel.com/


The Hope Street Hotel: Esse hotel é suuuuper lindo! É o perfeito Hotel Boutique. Não posso fazer nenhum review mais aprofundado porque nunca me hospedei aqui, mas acho ele um charme! A localização é perfeita no meu ponto de vista: próxima do centro a ponto de conseguir caminhar até lá, mas afastada o suficiente do burburinho e dos bebuns que circulam a cidade a noite. Além disso, é perto dos melhores restaurantes da cidade! O único ponto negativo desse hotel é o valor da diária - bem salgadinha! Pelo site do hotel, ela fica em torno de 160 libras pro quarto duplo standard, mas pelo Booking.com, por exemplo, vi por 125 libras.

http://www.hopestreethotel.co.uk/

Bom, acho que é isso. Se alguém tiver outras dicas da cidade, compartilhe nos comentários! Boa viagem!




No comments:

Post a Comment

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...