Tuesday 10 May 2011

Onde comer em Barcelona?

A comida da Catalunya é maravilhosa... Passamos a semana toda enchendo a cara de paella, calamares a la romana, crema catalana, e muitas outras cositas gordas e deliciosas! É claro, tudo isso regado a muita cava. Algumas experiências foram melhores do que as outras e, por isso, compartilhamos com vocês os melhores lugares que encontramos pra comer como rei e rainha! Alguns dos lugares foram dicas de amigos e parentes, outros foram pesquisa na internet ou puro acaso!

Se você estiver com viagem marcada pra Barcelona, pode confiar nas dicas!

Restaurantes on a budget:

La Fonda: um dos melhores custo X benefício de Barcelona! Aqui você encontra todos os pratos típicos da região a um preço bem em conta. A comida é bem gostosa... Não vai ser a melhor refeição da sua vida, mas pro que se paga e pelo ambiente, vale muito a pena! Você pode escolher o serviço a la carte ou o menu do dia, que oferece algumas sugestões de entrada, prato pricipal e sobremesa por 19,95 euros incluindo água ou uma taça de vinho da casa. Mas vá com paciência porque, assim como a maioria dos lugares na Europa, o serviço nao é nenhuma Brastemp! Nós recomendamos a Paella Clássica e o Arroz Negro. De sobremesa, escolha a crema catalana - uma espécie de creme brulé e especialidade da região.

Endereço: Carrer dels Escudellers, 10 (no Bairro Gótico - pertinho da Ramblas)
Horário: Domingo a Quinta, das 13h as 15h 45m e 20h as 23h
Sexta e Sábado, das 20h as 23h30m
www.lafonda-restaurant.com

Can Culleretes: O restaurante mais antigo de Barcelona! Comida simples, mas de-li-ci-o-sa! Além dos pratos típicos, o cardápio tem vários pratos de frutos do mar, peixes e também carnes. A gente optou pelos calamares a la romana de entrada (as lulas a dore) e por bacalhau gratinado com creme de alho acompanhado de batatas assadas. Sabe como é, a gente é louco por bacalhau salgado e na Inglaterra só encontramos do fresco então quando achamos a oportunidade de comer um baca - pulamos dentro com tudo! hehehe Pra não pesar tanto na consciência pedimos uma salada pra acompanhar também... Os pratos de carne da mesa ao lado também estavam beeeem bonitos! O almoço saiu 70 euros incluindo 2 entradas, um prato pra dois e vinho.

Endereço: Carrer Quintana, 5 (entre Ferran e Boqueria)
Horário: Segunda a Sábado, das 13h as 16h e 21h as 23h Domingo, aberto só pra almoço, no mesmo horário.Fechado pra férias de 13 de Julho a 12 de Agosto.
www.culleretes.com



Dostrece: A gente achou o Dostrece totalmente por acaso. Nesse dia, a gente tinha perdido a hora do café da manhã do hotel então decidimos ir até o mercado La Boqueria pra comer alguma coisa (sabe como é, a gente ama mercado!). Esquecemos que era feriado e aí o La Boqueria tava fechado. Começamos a andar pelas ruas e acabamos passando pelo Dostrece. Gostamos da cara e entramos (gostamos também da cara dos pratos das pessoas - que a gente conseguia enxergar pelo vidro! hahahaha. A gente sempre usa esse truque!). Eles estavam servindo brunch e eu fui logo de panquecas com frutas e maple syrup, com capuccino e uma taça de cava pra arrematar. Tudo bem, um brunch bem internacional - mas bem gostoso! Humberto escolheu um eggs benedicts que ele disse que tava ótimo! O cardápio do brunch também inclui vários tipos de tortillas, sanduíches e tem um combos também - que sae mais barato do que pedir tudo separado. Não é mega barato, mas é tranquilo e vem bastante comida! Saí de lá explodindo! As minhas panquecas (são 3 ou 4, não lembro) saíram por 7,20 euros e a taça de cava 3 euros. O café lembro que era baratinho! Os ovos do Humberto custaram 8,50 euros. O serviço é excelente, a atmosfera do lugar bem aconchegante e ainda deram pra gente a senha do wi-fi - que eu achei um super diferencial! rs Acabamos voltando lá em outro dia pra comer umas tapas e elas estavam ok, mas não tão boas quanto o brunch. O Dostrece também tem o menu do dia - que tem um preço ótimo! Checa no site aqui em baixo!

Endereço: Carrer Carme, 40
Horário: todos os dias de 10h as 13h para Brunch, Menu do dia de 11h as 16h, Tapas de 17h as 21h, Jantar das 18h as 00h e drinks até as 03h da manha! (ou seja, pode aparecer a qualquer hora do dia que tá tranquilo rs)
Dostrece.net

Restaurante com budget mais alto!

Fachada 7 Portes

7 Portes: A melhor paella que a gente já comeu! Não é barato não, mas vale a pena porque a paella vem repleta de recheio (sejam carnes, frutos do mar ou os dois).  A gente escolheu a Paella Parellada que vem com frutos do mar e carnes de porco, frango, coelho, linguiça etc. Valeu cada centavo! E o atendimento é incrível também. O restaurante parece ser bem tradicional (antigo também) e tem várias plaquinhas com o nome das celebridades que já passaram por lá. Atrás da minha mesa vi o nome de Orson Welles e Marcello Mastroianni. Nada mal, hein? O 7 Portes foi dica de uma amiga que mora em Barcelona. Santa dica!

Endereço: Pg. Isabel II, 14
Horário: todos os dias, das 13h as 01h - direto!
www.7portes.com

Snacks, Pintxos e Cava

La Boqueria: O La Boqueria é um dos mercados de Barcelona, o mais famoso deles. Aqui você não consegue almoçar nem nada, mas é um ótimo lugar pra achar snacks quando bater aquela fome negra depois de andar feito doido! Várias frutas, smoothies, nuts carameladas, jamón etc. Pra quem conhece o Mercadão de SP, o La Boqueria não impressiona tanto, mas vale a pena por ser um dos clássicos de Barcelona. Uma dica é passar no la Boqueria, se abastecer de comidinhas gostosas e levar pro parque Montjüiq pra fazer um picnic. Super passeio... A gente não fez porque o tempo não cooperou muito e tava meio fresco demais pra picnic. Mas ficamos com vontade...

Endereço: Rambla, 91
Horário: Segunda a Sábado, das 08:00 as 20:30h
www.boqueria.info


La Cure Gourmande: Essa dica não é tipicamente espanhola porque essa loja existe em vários lugares da Europa, mas a primeira vez que vi foi em Barcelona, então tô incluindo! É uma loja de chocolates finos, torrone, biscoitinhos amanteigados de todos os tipos, recheios e sabores, resumindo: aquele tipo de loja que voce engorda só de entrar! Parei lá justamente porque estava indo ao Starbucks filar o wi-fi e tomar um café e a La Cure Gourmande era bem em frente. Achamos que seria uma boa idéia comprar uns biscoitinhos pra tomar com o nosso café. O negócio era tao bom que voltamos na loja quase todos os dias em que ficamos em Barcelona! O melhor de todos é o biscoito de baunilha recheado com ganache de chocolate. De cortar os pulsos. Sério.

Endereço: Ferran, 14 (perto da estação Liceu de metrô)
www.la-cure-gourmande.com

Sagardi Euskal Taberna: Esse é o lugar perfeito pra comer bons Pintxos. A taverna fica no bairro de Born - o mais cool e badalado de Barcelona - e serve esses "canapés gigantes" (rs) que são tão populares quanto as tapas por lá. O valor de cada pintxo no Sagardi é de 1,80 euros e o modo como os estabelecimentos controlam o consumo de pintxos é uma coisa louca pra cabeça de um brasileiro. Funciona assim: cada pintxo possui um palito. Você vai escolhendo no balcão os que quer e vai guardando os palitos. Na hora de pagar a conta, você entrega eles pro caixa e ele te dá o valor da conta. Mas gente, é uma multidão dentro da taverna. Inevitavelmente o que eu logo pensei foi: "Mas e se eu perco um palito?", "Se alguém resolve dixavar e jogar o palitinho ali na rua?", "E se um malandro resolve sair de fininho?". Mas incrivelmente o sistema funciona e provavelmente o preço da unidade já inclui essa margem de malandragem...ou não? rs. Enfim, o que interessa é que o Sagardi é ótimo, os pintxos são deliciosos e a cava também. Vale a pena conferir!

Obs: Além do pintxos bar o Sagardi também é restaurante, mas aí eu não posso dizer nada sobre porque não comemos lá.

Endereço: Argenteria, 62
Horário (pintxos bar): Domingo a Quinta, das 10h as 24h30m, Sexta e Sábado das 10h as 01:00h
www.sagardi.com

Xampaneria Can Paixano: Um clássico de Barcelona. Não tem uma pessoa com quem eu tenha conversado sobre a cidade que não tenha me recomendado a Xampaneria. Eu e Humberto, como adoramos uma boa dica, marcamos com uns amigos de abrir os trabalhos pré-jantar por lá. A primeira impressão não é das melhores porque o lugar é bem muquifinho! Pra carioca tudo bem, a gente tá acostumado com uns buracos desses, mas os amigos paulistas ficaram um pouco "assustados". rs. Mas o bom da Xampaneria é que se toma cava de boa qualidade por preço bom e as tapas são honestas e baratas. Achamos que valeu a experiência...

Endereço: Carrer de la Reina Cristina 7
Horário: Segunda a Sábado, das 09h as 22:30h
www.canpaixano.com

Obs: Aqui um vídeo do nosso Brunch no Dostrece. Aviso: conteúdo extremamente calórico!



No comments:

Post a Comment

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...