Saturday 14 May 2011

O que fazer e onde comer em Madrid

(A foto aumenta, basta clicar!)

Na nossa última viagem fizemos uma passagem relâmpago por Madrid. Saímos de Barcelona numa quinta-feira a noite e pegamos o trem noturno até a capital. O trem noturno costuma ser bem mais barato do que o trem expresso - tipo metade do preço, mas não é tão confortável nem novo. Pra quem está com o budget apertado é uma boa solução porque além de economizar na passagem, dá pra economizar em uma diária de hotel também. Os tickets podem ser comprados na estação de trem ou no site da Renfe.
Chegamos lá na Sexta bem cedo, tipo 7h da manhã, e ficamos até Sábado a noite. Se eu soubesse que amaria tanto Madrid, teria programado pra ficar mais tempo. Acho que uns 4 dias é o tempo ideal.

Apesar do pouco tempo, fizemos passeios muito legais e comemos muito bem também. Por isso, seguem dicas do que a gente fez e aprovou:

Free City Tour: Existe uma empresa da qual eu e Humberto somos muito fãs. Ela se chama Sandeman's e faz vários tours em cidades da Europa e também em algumas do Middle East. A gente já fez tour com eles em Praga, Berlim, Munique, Londres, Madrid e a experiência é sempre muito boa. Funciona assim: Eles têm um tour "cartão de visita", que é sempre o free tour da cidade. Como o nome já diz, é free então você não tem obrigação de pagar à empresa, mas ao final do tour é de bom tom deixar uma gorjeta no valor que você ache justo pelo trabalho do guia. Bacana, né? Eu acho o máximo porque como eles ganham gorjeta, eles se esforçam ao máximo pra fazer do tour um passeio informativo, mas ao mesmo tempo divertido. Dura cerca de 3h, dependendo da cidade, e é a pé. Disponível em Inglês e Espanhol. Além do free tour eles têm em Madrid o tour de tapas e o pub crawl. Se você entende Espanhol, faça o tour com a guia Gabriela. Além de simpática, ela é madrileña e sabe tudo sobre a cidade!
Pra mais informações e ponto de encontro, clica aqui!

Museo Nacional del Prado: Esse dispensa apresentações... Dá pra passar tranquilamente um dia inteiro lá dentro. Tanta coisa bacana, bonita e histórica pra ver... É aqui que está o quadro As Meninas, de Velásquez - marco na história da arte e um quadro que, com certeza, todo mundo estudou na escola! É muito emocionante ver uma coisa tão antiga, tão importante, ali na sua frente e em perfeito estado. Além de Velásquez, o museu conta com um acervo cheio de obras de Goya, Rubens, El Greco, Raphael, Rembrandt, Caravaggio e vários outros. A entrada custa 8 euros, mas de Terça a Sábado entre 18h e 20h a entrada é gratuita! Acho muito civilizado isso! Aos Domingos, entre 17h e 20h a entrada também é gratuita.
Mais informações aqui!



Museo Reina Sofia: Esse museu nao ia faltar na nossa lista porque é lá que está o quadro favorito do Humberto, o Guernica. Acho que todo mundo tem aquele quadro que sonha ver de perto, que sempre achou lindo e do qual tem vários posters/reproduções, né? Mas não é só o Guernica que é maravilhoso por lá. A lista é longa... Lá estão os mestres do Surrealismo: Salvador Dali, Marx Ernest, Luis Buñuel e todos aqueles seus filmes que eu e meus colegas de faculdade vimos incansavelmente ao longo dos 4 anos de curso, Oscar Dominguez, além de muito Picasso, Miro, Goya e ainda Alberto Greco, tem Lygia Clark e a lista segue... Visite com tempo, sem pressa! A única coisa chata desse museu são os guardinhas. Tudo bem, até concordo que num lugar com tanto turista e tanta obra importante é necessário ser rígido, mas não tem necessidade de ser desagradável e mal educado gratuitamente.
Mais informações, clica aqui!


Parque del Buen Retiro: Ok. Eu sou maluca por parques. Amo. Mas esse, vou te dizer... Que coisa linda! Melhor: que coisa linda!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Porque esse merece todos os pontos de exclamação que alguém seja capaz de digitar. O parque parece uma floresta - com árvores super densas - tem um lago de tirar o fôlego, é cheio de galerias de arte, sendo uma delas dentro do maravilhoso Palácio de Cristal. Foi uma pena não ter tido tempo suficiente pra explorar o lugar melhor... Durante a nossa visita começou a chuver muito e a gente teve que ir embora...Mas se você vai passar por Madrid, não deixe de visitar esse parque. Ele fica do ladinho do Museu do Prado!
Não achei site do parque, mas vale acessar o Wikipedia pra mais informações.

Mas e as dicas gastronômicas? Pois não, vamos a elas:

Humberto pesquisou sobre pratos típicos de Madrid (obviamente!) e descobriu que o must era o tal do Cozido Madrileño. Fã de um cozido, ele me fez caminhar por meia Madrid até achar um restaurante que estivesse servindo o prato. Isso porque geralmente ele deve ser "encomendado" com dias de antecedência, porque tem que cozinhar por bastante tempo. Mas no fim achamos um restaurante que estava servindo o cozido. Ele é nossa primeira dica:


Taberna de La Daniela: aqui você encontra o tal do cozido madrileño, que na verdade é bem parecido com o nosso, mas em vez de muitos legumes, ele tem mais carnes. Humberto adorou! Esse dia não comi porque tava passando mal de tanta "chutação" de balde. Para a sobremesa, escolhi o Arroz con Leche (tipo o nosso arroz doce. Eu amo!). Não foi caro, mas se você quiser comer no bar, o preço é mais barato do que pedir na mesa.
O Taberna de La Daniela é uma rede e possui restaurantes em vários pontos da cidade. Não achei site, mas aqui tem um link pra um dos endereços. Clica aqui!


Museo del Jamón: Melhor custo benefício de Madrid! Ideal pra café da manhã, lanchinhos rápidos e almocinhos. O lugar oferece vários bocaditos de jamón (bocaditos são o nosso sanduíche), tapas, etc. O espaço é bem informal e geralmente é lotado! Existem vários pela cidade... E gente, como é barato! Eu e Humberto tomamos um café e comemos um sanduíche de jamón (ma-ra-vi-lho-so!) cada e a conta final foi 4 euros. Incrível, né? Parece que um dos pratos mais tradicionais de Madrid é o bocadito de gambas, ou seja, um sanduíche de camarões. Tem que provar... Eu confesso que não achei tanta graça. Vende aí no Museo del Jamón.
Mais informações, clica aqui!

1 comment:

  1. achei otimas as dicas, tanto de barça como de madri; as fotos tb estao otimas; no mais, estaremos juntos em breve.

    ReplyDelete

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...